Motor de carro não é uma peça simples, afinal é um dos principais responsáveis pelo funcionamento do veículo. Manter essa peça em boas condições é essencial para a segurança e boa utilização do automóvel. Porém, como qualquer componente, ele está suscetível a problemas, que podem ir desde defeitos de fábrica até falhas mecânicas. Independentemente do problema, o conserto nunca é algo descomplicado. Por isso é normal, ao contratar um Seguro de Carro, as pessoas se questionarem se o seguro cobre motor.
Como essa peça tem um alto valor e os problemas causados nela podem se dar por diversos motivos, não é sempre que o Seguro Auto cobre motor. Abaixo, listaremos as situações mais comuns em problemas de motor e mostrar o que está e o que não está coberto.

Quando o seguro de carro cobre motor?

O Seguro Auto pode oferecer cobertura para motor somente em alguns casos que citaremos logo em seguida. Mas é importante ressaltar que Seguro de Carro não cobre problemas no motor do carro decorrentes de problemas causados por motor fundido, defeitos mecânicos, defeitos de manutenção na concessionária ou mecânica particular, problemas elétricos e outros similares.
Essa informação sobre a exclusão de problemas pode ser vista nas "Condições Gerais" da apólice. As seguradoras costumam incluir cláusulas que excluem este tipo de problema por conta, principalmente, do mau uso do cliente.

O seguro cobre água no motor?

Depende! Essa é uma pergunta que pode ter dois entendimentos. O seguro cobre água no motor quando o problema é devido a uma enchente na qual o motorista não teve culpa de ser exposto. Por exemplo: se o motorista, que tem um Seguro Auto contratado com a cobertura para enchentes e alagamentos, estiver em um congestionamento, não tiver como sair da enchente e, por isso, o seu carro acabou por ficar preso e sofrer com o problema de água no motor, sim, o seguro vai cobrir. Em caso de perda total, por exemplo, a seguradora fará o ressarcimento de acordo com o que estava previsto na apólice.
Agora, se você tem a opção de aguardar a enchente baixar, mas mesmo assim prefere enfrentá-la, a seguradora não irá cobrir água no motor. Esteja muito atento a isso para não perder a cobertura do veículo.

O seguro cobre motor batido?

Sim! Nesse caso também o seguro cobre motor. Se por acaso ele foi danificado em um acidente de trânsito, haverá cobertura. A colisão pode resultar tanto em perda total quanto perda parcial. No caso de perda parcial, será necessário pagar a franquia de acordo com o que estava previsto na apólice. Já no caso de perda total, não há necessidade de realizar o pagamento – você apenas será ressarcido de acordo com o valor previsto na apólice (este é, geralmente, o valor da Tabela FIPE do mês vigente).

O seguro cobre motor fundido?

Não! Esse é outro tipo de ocorrido que as seguradoras não cobrem quando o assunto é motor de carro. Como não é possível identificar de prontidão qual foi o problema que ocasionou a fundição do motor, não haverá indenização. Um motor fundido, por exemplo, pode ter diversas causas, como problema com instalação elétrica, depreciação por conta do próprio segurado com o interesse em ludibriar a seguradora, falta de manutenção, defeito de fabricação, entre outros.

O seguro cobre motor em caso de problemas após uma manutenção?

Não! Esse tipo de acontecimento acaba sendo bastante recorrente, mas é importante mencionar que também não há cobertura. Se o componente estiver com algum tipo de problema, como desligar enquanto dirige, motor falhando ou vibrações estranhas, você levar o carro para manutenção e, após isso, ele estragar de vez, fundir ou algo do tipo, a seguradora não tem a obrigatoriedade em arcar com os custos de eventuais reparos ou substituição.

O Seguro Auto cobre motor se ele tiver defeito de fábrica?

Não! Como mencionado em um parágrafo anterior, o Seguro Auto não cobre motor em casos de problemas decorrentes de defeitos de fábrica. No entanto, neste caso é de suma importância contatar imediatamente a concessionária onde o veículo foi comprado e/ou o fabricante. Dessa forma, se estiver dentro do prazo da garantia, você pode exigir o reparo ou a troca do motor, dependendo do caso.

O seguro pode auxiliar em caso de problemas com o motor?

Em alguns casos, o Seguro Auto cobre motor, já em outros, não. Mas você sempre poderá contar com a assistência 24 horas. Por exemplo, se o motor do seu carro sofreu alguma pane ou ferveu no meio do seu trajeto, você pode acionar o seguro e solicitar um guincho para auxiliá-lo na remoção até o seu mecânico de confiança.
Por isso, se você ainda não tem um Seguro de Carro, contate a Ene Corretora de Seguros agora mesmo.